Universo Cultural

Educação e Cultura da Nova Era
Home EDUCAÇÃO AMBIENTAL VÍDEOS SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DO MODELO ECONÔMICO ATUAL




COMPARTILHE:







Atividade 10: VÍDEO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS PRODUZIDOS PELA CADEIA PRODUTIVA E DE CONSUMO

Impactos ambientais e sociais da cadeia produtiva | capitalismo e degradação ambiental | consumismo



EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: compreender e analisar os problemas ambientais e sociais causados pelo modelo econômico de produção e consumo

OBJETIVO: explorar as etapas da cadeia produtiva e os problemas ambientais associados a elas.

HABILIDADES: analisar, refletir, julgar, opinar

TEMPO: 2 aulas.

CARACTERÍSTICA: atividade de exibição de vídeo com intervenção do professor em cada etapa significativa

LOCAL E HORÁRIO: quaisquer.

MODALIDADE: Ensino Médio.

Nº DE PARTICIPANTES: 5 ou mais.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: aparelho reprodutor de mídia (TV, computador, datashow)


INTRODUÇÃO

A pressão exercida pelo homem sobre os ecossistemas tem aumentado desde a segunda revolução industrial refletindo na necessidade de desenvolvimento de novas técnicas de conservação, prevenção e mitigação ambientais. Essas técnicas visam reduzir os níveis de degradação ambiental recentemente observados como a contaminação das coleções d’água e dos solos, a poluição atmosférica e a substituição indiscriminada da cobertura vegetal nativa, com a conseqüente redução dos hábitats silvestres, entre outras formas de agressão ao meio ambiente (Silva, 2002).

O modelo de desenvolvimento industrial (pode-se incluir nesse ítem o desenvolvimento agroindustrial) implantado após a revolução industrial no século XIX promoveu não só o aumento da extração dos recursos naturais, como também tem emitido cada vez mais produtos de alta sofisticação, cuja composição dificulta sua degradação natural. Muitos destes ao reagirem com substâncias ácidas ou fogo, liberam compostos tóxicos que podem até mesmo ser letais para os seres vivos, além de causarem uma lenta e contínua destruição do ambiente (Pereira Neto, 1996). Pode-se concluir, portanto, que a evolução da população e a forte industrialização aumentaram significativametne a geração de resíduos das mais diversas naturezas, biodegradáveis, não biodegradáveis, recalcitrantes ou xenobióticos, que determinaram um processo contínuo de deterioração ambiental com sérias implicações na qualidade de vida do homem (Bidone e Povinelli, 1999). Nesse ponto é necessário argumentar que, acompanhado de ferramentas de gestão ambiental eficientes, tal desenvolvimento industrial pode ser perfeitamente encarado como um fato positivo e não apenas como agente de degradação ambiental.
Por tudo exposto acima as questões que envolvem o tratamento e a disposição final de resíduos e outros poluentes têm se tornado cada vez mais importantes para o homem moderno. A necessidade de consciliação do desenvolvimento com a sustentabilidade ambiental tem feito com que as diversas questões referentes a esses assuntos sejam exploradas e desenvolvidas continuamente.


SINOPSE DO VÍDEO "A HISTÓRIA DAS COISAS":




Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.

História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.

PROCEDIMENTO

Exibir o vídeo "História das Coisas", realizando pausas a cada uma das etapas da cadeia de produção (Extração, Produção, Distribuição, Comercialização e Consumo, Descarte). Explore cada uma das etapas, discutindo como o nosso modo de vida está vinculado a cada uma dessas etapas e peça aos alunos que reflitam sobre as possíveis mudanças em nossas atitudes que poderiam contribuir para minimizar os problemas apresentados pelo vídeo.

Peça aos alunos que preenham a tabela abaixo, na qual anotará os pontos levantados durante a exibição e discussão do vídeo.


Em seguida, divida a classe em grupo e peça para que cada grupo fique responsável por uma das etapas da cadeia produtiva e prepare um seminário.

Outra sugestão é preparar maquetes para cada etapa da cadeia produtiva e promover uma exposição na escola, contribuindo para a divulgação de medidas socio-ambientais e reflexão sobre nosso consumismo.

CONCEITOS IMPORTANTES:

- a relação produção x consumo
- o papel da propaganda no consumo
- o papel das corporações na determinação da política econômica dos países
- a obsolescência planejada e perceptiva
- as condições de trabalho e os direitos trabalhistas
- a dispersão de populações humanas com a degradação dos ecossistemas
- a produção de lixo e a reciclagem

Adicionar comentário

 Negrito It álico Sublinhado Tachado Subscrito Sobrescrito Email Imagem Hiperlink Lista ordenada desordenadas lista Citação Código Hiperligação para o artigo pelo seu id
 Muito Feliz Sorriso Wink Sad  Surpreso  Chocado Confused Cool Laughing Mad Razz Embaraçados choro ou muito triste Evil ou Muito Louca Twisted Evil Rolling Eyes exclamação Pergunta Idea Arrow Neutro Sr. Verde Geek Uber Geek
Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:
 
Universo Cultural Fornecido por Joomla!
ultrahosting Exchange Email